top of page

NOTÍCIAS

Prémio Ciência na Escola – “Classificação do Mel produzido na região do Baixo Neiva”

 

A Escola Básica do Baixo Neiva foi selecionada, mais uma vez, para a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Ideias “Ciência na Escola”- Fundação Ilídio Pinho” no dia 4 de março. O projeto premiado: “Classificação do Mel produzido na região do Baixo Neiva” será desenvolvido durante este ano letivo sob a coordenação da professora Fernanda Garrido.

 

A apicultura é uma atividade emergente no Baixo Neiva e a classificação do mel valoriza comercialmente o produto. A análise polínica do mel permite o conhecimento da sua origem geográfica e botânica que é um aspeto pertinente para a sua classificação.

 

Foi a pensar na valorização de um produto de silvicultura local (mel) que surgiu esta ideia, esperando contribuir para o progresso da região. Assim, este projeto é constituído pelas seguintes etapas: recolha e catalogação de amostras de méis nos apiários locais; realização de preparações microscópicas extemporâneas de mel; recolha de imagens microscópicas dos tipos de pólen presentes nas amostras, com recurso a Câmara microscópica com ligação USB; envio das imagens para entidades parceiras para colaboração na identificação do pólen das amostras; identificação do pólen das amostras com apoio de informação bibliográfica; divulgação dos resultados aos apicultores para poderem colocar nos rótulos a classificação do mel produzido nos seus apiários.

 

Durante o desenvolvimento deste projeto, que será realizado pelos alunos do 3º ciclo, durante as aulas de Ciências Naturais, Educação para a Cidadania e TIC, os alunos vão realizar também trabalho de investigação sobre a classificação do pólen, classificação do mel, biologia da Apis melífera e funcionamento da colmeia como sociedade organizada e hierarquizada.

 

Para os apicultores serão facultados Workshops sobre apicultura em parceria com a Associação APIMIL e Esposende Ambiente, contribuindo para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade.  O primeiro destes encontros será realizado durante a semana de 13 a 17 de abril na Escola Básica do Baixo Neiva em parceria com a LabApis, laboratório de análises de mel da UTAD sob orientação do Doutor Paulo Russo, que será divulgado atempadamente.

 

Este projeto irá permitir aos apicultores locais classificarem os seus méis e possivelmente conseguirem uma comercialização mais justa e sustentável.

 

 

Jornal Nascente Escolar  - abril 2015

Escola Básica do Baixo Neiva

© 2015 David Pires

bottom of page