top of page

Bebras - Castor Informático

Bebras.png

O "Bebras - Castor Informático" é uma iniciativa internacional destinada a promover a Informática (Ciência de Computadores) e o pensamento computacional. Foi desenhado para motivar alunos de todo o mundo e de todas as idades mesmo que não tenham experiência prévia.

Tem já uma longa história e foi iniciado em 2004 pela Prof. Valentina Dagienė, da Universidade de Vilnius, na Lituânia. O seu nome original vem dessa origem ("bebras" significa "castor" em lituano). A comunidade internacional adotou esse nome, porque os castores buscam a perfeição no seu dia-a-dia e são conhecidos por serem muito trabalhadores e inteligentes.

O desafio terá a duração de 45 minutos e um total de 15 problemas em cada faixa etária (5 de categoria "fácil", 5 de categoria "média" e 5 de categoria "difícil"). A excepção são os castores (3º e 4º ano de escolaridade) que terão apenas 12 problemas (4 de cada nível de dificuldade).

 

A prova deverá ser feita em cada escola na segunda semana de Novembro, mas pode ser feita em dias e horários diferentes em cada turma (ou na semana seguinte de Novembro, se estritamente necessário).

Enunciados dos poblemas da edição do ano 2019:

Enunciados dos poblemas da edição do ano 2020:

Enunciados dos poblemas da edição do ano 2021:

Enunciados dos poblemas da edição do ano 2022:

Enunciados dos poblemas da edição do ano 2023:

Vídeo que ilustra a realização de uma prova, para visualização pelos alunos:

bottom of page